A Quinta dos Trevos dá as boas vindas!

quinta-dos-trevos-romazeira

A Quinta dos Trevos dá as boas vindas e resume a breve história na linha do tempo, do campo raso à realidade dos nossos dias.

Breve história da Quinta dos Trevos

Quando comprámos esta quinta não havia nada, nem casas nem árvores, apenas uma terra cheia de flores multicolores e milhares de trevos.

Com efeito, era a primavera e assim projetámos tudo desde o início, primeiro a casa onde vivemos, depois as primeiras oficinas, uma carpintaria e uma sala de teares artesanais.

Aliás, nos primeiros anos, a nossa economia fundamentava-se principalmente nos restauros de mobiliário e na venda de algumas peças artesanais em madeira, têxteis e velas decorativas.

Quinta dos Trevos feiras e eventos

Sem dúvida, foram relevantes as feiras e os eventos em que participávamos, muito era produzido por encomenda e também vendido no nosso espaço, diretamente. 

Dessa forma, através do programa Leader e mais tarde do Proder, este apoio deu suporte ao nosso projeto de vida.

Porquanto, a Quinta dos Trevos foi ganhando dimensão e paulatinamente uma nova oficina nasceu para trabalhar o ferro.

Quinta dos Trevos dá boas vindas à criatividade

Esta oficina tornou-se conhecida pelo conceito das nossas produções, pelo design das peças e estruturámos uma linguagem estética bem definida, que resultou bem.

Produzimos, durante anos peças em ferro para decoração, mobiliário, esculturas, ferragens, gradeamentos, sinaléticas…etc.

quinta-dos-trevos-trabalhos-escultoricos

Trabalhamos de Norte a Sul do país, e produzimos peças para projetos, grupos e empresas de renome, Câmaras Municipais…etc.

Este fluxo de trabalho levou-nos a procurar novos colaboradores (artesãos criativos que connosco trabalharam, assim como pesquisámos novos nichos de mercados).

A visibilidade que este trabalho nos trouxe foi crucial para o início das nossas atividades como formadores profissionais.

Desta forma, as áreas da tecelagem em tear e fiação, carpintaria e recuperação/restauração de móveis, bem como de ferro eram campo fértil para nós.

Da mesma forma, foi possível realizar outras experiências de formação profissional como a ferragem de equinos ou a fabricação de canoas e kayaks por molde.

Assim fomos convidados por instituições, cooperativas e associações a coordenar e a ministrar formações em várias áreas das manualidades, do desenho técnico, etc.

Quinta dos Trevos dá as boas vindas a novos projetos

A crise económica vem retardar a produção, o mercado congela e vemo-nos na necessidade de buscar alternativas.

Por conseguinte, as alternativas já viviam nos nossos sonhos e projetos há muito tempo…

Assim, nasce esta nossa pequena unidade de Turismo em Espaço Rural (TER), dando continuidade ao sonho em realização da Quinta dos Trevos.



Gostou do conteúdo deste artigo ou dos conteúdos do site da Quinta dos Trevos? Partilhe nas redes sociais.



Discover more from Quinta dos Trevos turismo rural

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Publicado por Quinta dos Trevos turismo ofícios

artesão de madeira e metais

Discover more from Quinta dos Trevos turismo rural

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler