A valorização do património é incentivo na Beira Baixa

Tejo internacional experiências

Rasgada perspetiva mais alargada e interessante do ponto de vista turístico, foi apresentada recentemente em produção multimédia pela RTP, num documentário que é um apelo à exclusividade do território da Beira Baixa, captando os testemunhos de cientistas e locais, evidenciando esta narrativa de resiliência.

Por conseguinte, em conteúdo turístico singular para os olhares de quem procura experiências de lazer diferenciadas e personalizadas, a reportagem já referenciada num artigo anterior Das pedras fez-se terra: histórias da Beira Baixa é extraordinária pela recolha de um testemunho intemporal.

Das pedras fez-se história – Histórias da Beira Baixa de Madalena Boto na RTP

Sem dúvida, este documentário caracteriza sobejamente o que poderá desfrutar na região, já aqui reproduzida em notícia anterior.

Produtos turísticos valorizarão mais o património

Analogamente, muitos mais contributos serão possíveis para a valorização do património, por forma a incentivar a criação de conteúdos turísticos no território da Beira Baixa.

Uma vez que esta riqueza de resiliência, transformação e continuidade de povoamento esteja presente nos produtos e serviços turísticos, a experiência será mais autêntica.

Por conseguinte, é possível construir outros produtos e serviços turísticos, dando valor à criatividade e inovação, través de uma dinâmica viva de um potencial museu da água e do regadio.

Porventura havendo vontade de realização a partir do espólio remanescente e bem aproveitado, será possível maior atração pelo património industrial existente.

Juntamente com os recursos ainda existentes do espólio industrial da SAIPOL, a extinta fábrica do tomate sediada no Ladoeiro, reforçado por testemunhos vivos.

Cultura popular incentiva conteúdos turísticos

Afinal, todo este empreendimento arregimentou gentes de todos os lugares para trabalhar na construção da barragem e dos canais de rega.

Complementarmente, seria de expor peças de interesse tecnológico detidos pela ARBI ao correr das passadas dos turistas pelos canais.

Igualmente, outras iniciativas de âmbito turístico são possíveis nesta área do território, respondendo ao interesse das pessoas pela autenticidade e a natureza.

Por outro lado, é fundamental orientar a criação de produtos turísticos mais ecológicos e de interesse lúdico como os passeios nos canais.

Outrosim, serão alternativas viáveis as atividades de observação de aves, artes tradicionais ou a interação com as gerações com conteúdos ancestrais.

Sob o mesmo ponto de vista, contar as lendas e histórias de forma encenadas e ao vivo, impulsionarão uma nova dinâmica económica para o território.

Certamente, os tesouros da cultura popular enredarão os turistas neste acervo de vida e seus lugares ao longo dos tempos.

Inegavelmente, a Quinta dos Trevos dá um contributo singelo, oferecendo um ambiente confortável e tranquilo, caloroso e afável, onde o confinamento social é possível em segurança.


Gostou do conteúdo deste artigo ou dos conteúdos do site da Quinta dos Trevos? Partilhe nas redes sociais.




Discover more from Quinta dos Trevos turismo rural

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Publicado por Quinta dos Trevos turismo ofícios

artesão de madeira e metais

Discover more from Quinta dos Trevos turismo rural

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler