Experiências locais são foco para o turismo na Beira Baixa

Experiências locais são foco para o turismo na Beira Baixa com férias em segurança na Quinta dos TrevosA recuperação para o sector de atividade do turismo em Portugal será lento e passará pela maior preferência de espaços mais reservados e não massificados, turismo rural e alojamento local, obtendo claramente a preferência por parte do turista pelas experiências locais em busca da autenticidade na Beira Baixa?

A disponibilidade para a realização de experiências locais são tendências há muito referenciadas pelas publicações de tendências turísticas.

A propósito, as preferências do consumidor revelam maior acuidade neste sentido e hoje tornam-se um fator de preferência para o turismo rural na Beira Baixa.

Tanto é que a busca pela autenticidade pelo turista revela expressivos 25,7% na preferência pelo alojamento local.

 

Foco pelas experiências locais no sector do turismo

O recente artigo publicado no facebook da Viagens e Resorts sob o título “Afinal, o que é melhor: alojamento local ou hotel?”, é desafiador.

Claramente, aponta referenciais desta tendência das escolhas dos turistas neste período de retoma económica no sector.

Do mesmo modo, as experiências locais, de conviver como os locais são fatores de preferência para o turistas escolherem destinos turísticos como os da Beira Baixa.

Então, o que e por que se espera? O que leva ao crescimento do sector do alojamento local e comparado com a estadia em hotel?

Porquanto, será de prospetivar novos caminhos, a partir de dados do passado recente que indiciam outras escolhas nestes destinos.

Porém, neste lapso de tempo devido à pandemia gerada pelos efeitos do Covid-19 na sociedade, os seus efeitos são mais nocivos economicamente.

a Beira Baixa poderá revelar vantagens percebidas pelos turistas pelas características das suas unidades de alojamento e por apresentarem experiências locais mais genuínas? Parece que sim! Mas como o fazer realçar?

 

Experiências locais são foco para o turismo na Beira Baixa com alojamento local em turismo rural

experiências locais em alojamento local

Experiências locais são factores de diferenciação

Entre diversidades distintas, a Beira Baixa é valorizada pelo património industrial e tecnológico, património cultural e o património natural.

Neste último aspeto, o Parque Natural do Tejo Internacional e o Geoparque Naturtejo, duas das atrações mais fortes da região, aliam-se a gastronomia e as tradições populares.

As experiências locais são fatores de diferenciação da Quinta dos Trevos ao incluir  oficinas artesanais no seu espaço, onde o hóspede pode “sentir” obra a nascer nas manualidades.

Seguramente, o desenvolvimento de produtos e serviços turísticos para a Beira Baixa será impulsionado para um foco mais expressivo nas experiências locais.

Dessa forma, irá realçar o valor percebido pelo turista para o potencial deste fator de referência e das suas preferências.

Nesse sentido, as unidades de turismo rural e alojamento local, os espaços de acolhimento da Beira Baixa e do turismo do centro de Portugal serão distintas e superlativas.

Do entendimento à realização da experiência turística

Viver temporariamente como uma pessoa local, experimentar como local, sentir e vivenciar como local, conquistar o acolhimento do local…

Conquanto, o local a ser valorizado pelas pessoas visitantes, pela pessoa e a sua experiência, pela presença humana resiliente neste território.

Seguramente, nem sempre é fácil entendê-la de coração, mas esta é uma característica da busca do turista pela autenticidade e genuinidade do local.

Dessa forma, pelo turista perpassa a vivência muito além da teorização e das estatísticas, de um número no panorama do turismo.

Nesse sentido, o conjunto de emoções permitidas pelas experiências locais fazem do alojamento local um espaço de eleição para estar em segurança.

A par, falta agora fazer das experiências locais o seu foco,e realçar nas suas mensagens de marketing e comunicação, nas suas mensagens e promoções.

De igual forma, relevará melhor o conjunto de experiências locais como factor de preferência pelo turismo rural e o alojamento local na Beira Baixa.

Foco do marketing turístico nas experiências locais

Agora, a oportunidade de fazer a diferença na comunicação de marketing  é apontar para este horizonte de realização pessoal do turista.

Por outras palavras, será o reforço inclusivo na promoção de cada unidade de alojamento local em valorizar mais a possibilidade do turista contactar maior autenticidade.

Sem dúvida, realizar experiências locais de uma forma segura e de acordo com as recomendações oficiais são fator de referência neste momento para o turismo rural na Beira Baixa.

Reforça a acrescida importância das experiências locais com os eventos e as caminhadas e passeios interpretativos, de preferência com guias locais.

De maneira idêntica, e de assinalável e relevante conteúdo a interpretação do local, focado neste encaminhar do turista para uma aprendizagem vivida.

Decerto o movimento de interação é bidirecional ao promover a aprendizagem da língua e a comunicar no idioma local, ao envolvimento de familiarização.

Mais além da curiosidade, corre a interação com as pessoas locais no ouvir as suas histórias, os contos e as lendas, o seu expressar pitoresco, seus jeitos e expressões,

piscina e espaço de lazer da Quinta dos Trevos

 

Da intenção à realização pelas experiências locais

De igual modo, o balanço do custo-benefício será então mais claro e sobrevalorizado pelo turista.

Enquanto opta por obter experiências locais num alojamento, turismo local ou alojamento local, o destino mostra-se mais atrativo.

Logo, as “interações pessoais estão a ganhar cada vez mais importância para os clientes”, numa claro apontar caminho promocional.

Segundo o autor do artigo; “os clientes querem ser únicos e sentirem-se em casa, como locais, quando viajam”.

Seguramente, algumas ofertas disponíveis de alojamento local proporcionam essa “sensação de sentir-se local”.

Reforça ainda, “podendo explorar mais as emoções positivas criadas por via da autenticidade da experiência e das interações sociais”.

Em suma, será de dar ainda maior destaque nesta etapa de sair do zero e dos flagelos económicos da pandemia.

Quer saber mais sobre as notícias da Quinta dos Trevos – turismo ruralartes e ofíciosas experiências disponíveis para os hóspedes, a sua história, a sua produção de artesanato, ver fotos ou obter mais informações, para efectuar reservas, orçamentos ou encomendas de peças artesanais, envie-nos um e-mail clique aqui

Se gostou deste artigo ou dos conteúdos do site da Quinta dos Trevos – turismo rural, artes e ofícios, insira a sua distinção na nossa página do facebook ou partilhe nas redes sociais.

 

Excelente
Com base em 75 avaliações
Lourdes Gomes
Lourdes Gomes
18/02/2024
Local maravilhoso! A Sra Celsa e o Sr. João têm várias artes, uma delas é a de saberem receber os seus clientes! O cuidado que tiveram de acenderem a lareira com algumas horas de antecedência para manterem os quartos quentes até à nossa chegada....a simpatia, dedicaçao e atenção que nos deram é algo que já não se encontra por aí.... Os pequenos almoço são indiscritiveis, produtos caseiros, frescos, grande variedade, enfim....e a boa vontade que têm para comermos ate não querer mais! Sempre muito atentos! Adorámos o espaço e os proprietarios! A Sra Celsa faz bolos e compotas maravilhosos! Ficámos fãs, a repetir em breve com toda a certeza! Um bem haja a este magnifico casal! 🥰❤
Formacao agroflorestas Permacultura
Formacao agroflorestas Permacultura
26/12/2023
Numa zona agrícola, encontramos un oasis. A Quinta dos Trevos é o resultado de amor e dedicação. Para quem passa na zona, é uma obrigação parar e pernoitar na QT. Desde os quartos á amabilidade, tudo feito a rigor e com carinho
M G
M G
13/12/2023
Já fui em hotéis 5 estrelas e muito sofisticados.....mas quando cheguei a Quinta dos Trevos e no café da Manhã estavam lá o Sr João e a Sra Maria com a pessoalidade de seu atendimento, ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ só tenho agagradecer por serem desta forma . Não esperava e para ser sincero nem sabia onde era o local que minha esposa havia escolhido e fiz questão de deixar registado a excelente experiência que tive.
Pedro Ramalho
Pedro Ramalho
24/11/2023
O pequeno-almoço e o espaço em si são muito bons. Talvez não seja o tipo de alojamento que seduza todos, mas para mim está perfeito. Toda a decoração é muito interessante. E a simpatia dos donos é simplesmente excecional.
João e Sara Vieira Gomes
João e Sara Vieira Gomes
01/10/2023
Primeiramente gostaria de frisar toda a simpatia do Sr. João e D.Celsa, são um casal formidável e que realmente nos fizeram sentir em casa. A quinta é cuidada excepcionalmente, são petfriendly e a natureza envolta é de uma beleza extrema. Mais não fosse a mesma tratada com tanto amor. Teem também uma piscina para aproveitar os dias de maior calor no interior da quinta. Os pequenos almoços são incríveis, a D.Celsa tem uma mão para a cozinha esplendorosa e as artes que constroem na quinta são de uma beleza incansável. Um local a voltar com a família certamente
Sofia Valente cotrim
Sofia Valente cotrim
21/09/2023
Excelente servico, pequeno almoço extraordinário, excelente localização, recomendo.
Fernanda Santos
Fernanda Santos
15/09/2023
Já é o segundo ano que visito este espaço, tanto eu como os meus filhos, adoramos 😍
João Freitas
João Freitas
07/09/2023
Tudo ótimo desde a recepção com o sr João e dona Celsa que são espetaculares, ao pequeno almoço tudo de bom, o silêncio com o cantar dos passarinhos e a noite com os grilos, para quem quiser ser bem tratado em todos os aspectos e com a tranquilidade e descanso, recomendo e não se arrependem. Uma família em família. É para repetir .
Наталія Поліщук (Natalka)
Наталія Поліщук (Natalka)
31/08/2023
O local é maravilhoso, gostamos de tudo, voltamos mais com toda certeza! Recomendo!!!

Discover more from Quinta dos Trevos-turismo rural, artes e ofícios

Subscribe to get the latest posts to your email.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.